Ata da 18ª (décima oitava) reunião Ordinária da 2ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Martinho Campos/MG, legislatura 2017/2020, realizada no dia 19 (dezenove) do mês de junho do exercício de 2018 às 18:30h (dezoito horas e trinta minutos). O Sr. Vice-Presidente, Cévio Corgozinho da Silva, fez a chamada dos Vereadores, registrando-se as presenças de Adriano Ribeiro da Silva, Cévio Corgozinho da Silva, Divino José da Silva, João Batista de Carvalho, José Edmar da Costa, Maria Clarice de Araújo, Reinaldo Rodrigues de Carvalho e Ronaldo Ferreira Borges. Ausente o Vereador José Maria da Silva, cuja falta foi devidamente justificada. Concluída a chamada e havendo quórum regimental, o Sr. Presidente Ronaldo Ferreira Borges declarou aberta a sessão e convidou os colegas para rezarem, de pé, a oração Pai Nosso. Após, o Sr. Presidente requereu à Assessora Parlamentar que procedesse a leitura da ata da reunião anterior, do dia 12.06.2018, a qual foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores presentes. Em seguida, o Sr. Presidente convidou para subir ao plenário e fazer o uso da palavra, o Sr. José Geraldo Camilo, representante legal da empresa Retimac Retifica Martinho Campos Ltda, que explanou aos Vereadores sobre uma negociação que a empresa está pleiteando com o Município de Martinho Campos, no sentido de receber um imóvel do Município para ser sua sede e a empresa apresentar contrapartida, seja com uma máquina ou com prestação de serviço. Expôs que a empresa tem interesse em continuar suas atividades no Município, entretanto, precisa do apoio do Poder Público, e espera contar com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo. Após, o Sr. Presidente convidou para subir ao plenário e fazer o uso da palavra, a Sra. Maria José Rodrigues, que explanou aos Vereadores e ao público presente sobre o projeto de uma horta comunitária que desenvolveu no Município, e requereu o apoio de todos, com a ajuda com materiais (esterco, mudas, etc) e de voluntários. Em seguida, o Sr. Presidente convidou para subir ao plenário e fazer o uso da palavra, o Sr. Willian de Oliveira Braga – Inspetor Geral do Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, que falou sobre a situação precária da Delegacia de Polícia local do Município. Expôs que fez um relatório da situação da Delegacia e que o encaminhou ao Chefe da Polícia Civil para providências, principalmente quanto a tentativa de aumento de efetivo. Mencionou também sobre a situação precária da Polícia Civil em todo o Estado de Minas Gerais, sobre segurança pública de forma geral e ao final, expôs que irá pleitear por melhorias da segurança pública do Município, no que estiver ao seu alcance. Fez o uso da palavra, também sobre o assunto, o chefe geral dos escrivães da Polícia Civil, que trabalha com o Sr. Willian de Oliveira Braga. Fez o uso da palavra também, a Sra. Vera, moradora de Alberto Isaacson, que expôs sobre os vários assaltos que tem acontecido no Distrito e pediu o apoio de todos em busca de soluções para a melhoria da segurança pública. Após, o Sr. Presidente requereu à Assessora Parlamentar que procedesse a leitura do expediente da semana, da Indicação de nº 016/2018 e do Projeto de Resolução nº 001/2018 – “Dispõe sobre a reestruturação do Centro de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Martinho Campos – CAC e dá outras providências”, de autoria de todos os Vereadores. Em seguida, o Sr. Presidente submeteu ao plenário em única discussão e em única votação, a Indicação de nº 016/2018, de autoria do Vereador Adriano Ribeiro da Silva, a qual foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores presentes. Após, o Sr. Presidente submeteu ao plenário em segunda discussão e em segunda votação, o Projeto de Lei nº 009/2018 de autoria do Executivo – “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2019 e dá outras providências, o qual foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes em segunda votação. Não havendo mais nada a tratar, o Sr. Presidente agradeceu a presença dos nobres colegas vereadores e dos demais presentes e declarou encerrada a reunião. Sala das Sessões, aos 26 (vinte e seis) de junho de 2018.

João Batista de Carvalho           José Edmar da Costa              José Maria da Silva

Maria Clarice de Araújo     Reinaldo Rodrigues de Carvalho   Ronaldo Ferreira Borges