Ata da 22ª (vigésima segunda) reunião Ordinária da 2ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Martinho Campos/MG, legislatura 2017/2020, realizada no dia 21 (vinte e um) do mês de agosto do exercício de 2018 às 18:30h (dezoito horas e trinta minutos). O Sr. 1º Secretário, José Maria da Silva, fez a chamada dos Vereadores, registrando-se as presenças de Adriano Ribeiro da Silva, Cévio Corgozinho da Silva, Divino José da Silva, João Batista de Carvalho, José Edmar da Costa, José Maria da Silva, Maria Clarice de Araújo, Reinaldo Rodrigues de Carvalho e Ronaldo Ferreira Borges. Concluída a chamada e havendo quórum regimental, o Sr. Presidente Ronaldo Ferreira Borges declarou aberta a sessão e convidou os colegas para rezarem, de pé, a oração Pai Nosso. Após, o Sr. Presidente requereu ao Assessor Jurídico que procedesse a leitura da ata da reunião anterior, do dia 14.08.2018, a qual foi aprovada por unanimidade. Em seguida, o Sr. Presidente requereu ao Assessor Jurídico que fizesse a leitura da Indicação de nº 019/2018, de autoria do Vereador José Edmar da Costa. Após, o Sr. Presidente submeteu ao plenário em uma única discussão e em uma única votação, a Indicação de nº 019/2018, de autoria do Vereador José Edmar da Costa, a qual foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores presentes. Em seguida, o Sr. Presidente requereu ao Assessor Jurídico que fizesse a leitura dos pareceres das Comissões de Finanças e Orçamento e de Justiça, Legislação e Redação acerca do Projeto de Lei nº 021/2018. Após, o Sr. Presidente submeteu ao plenário em primeira discussão e em primeira votação, o Projeto de Lei nº 021/2018, de autoria do Executivo – “Prorroga o prazo de adesão ao programa de quitação e parcelamento de crédito tributário previsto na Lei Municipal nº 1.982, de 01 de março de 2018, e dá outras providências”, o qual foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores presentes, em primeira votação. Após, o Sr. Presidente passou a palavra ao Vereador José Edmar da Costa e à sua esposa, Sra. Silvana Aparecida Silva Costa, que explanaram aos Vereadores e ao público presente sobre o cotidiano da pessoa com deficiência física e sobre as dificuldades de acesso às políticas públicas e direitos, tendo utilizado como exemplo a experiência que tem com seu filho, Jorge Luis Silva Costa. Em seguida, o Sr. Presidente passou a palavra ao Vereador José Maria da Silva e à sua esposa, Sra. Maria da Conceição Cançado Silva, que é Diretora da Apae de Martinho Campos, que explanaram aos Vereadores e ao público presente sobre o trabalho desenvolvido pela Apae no Município – “História marcada por episódios de luta e superação”. Os Vereadores Divino José da Silva, Reinaldo Rodrigues de Carvalho e Maria Clarice de Araújo também comentaram sobre a Apae de Martinho Campos, tendo todos parabenizado a Diretoria e funcionários presentes, pelo brilhante trabalho desenvolvido pela entidade. Não havendo mais nada a tratar, o Sr. Presidente agradeceu a presença dos nobres colegas vereadores e dos demais presentes e declarou encerrada a reunião. Sala das Sessões, aos 28 (vinte e oito) de agosto de 2018.

João Batista de Carvalho           José Edmar da Costa              José Maria da Silva

Maria Clarice de Araújo     Reinaldo Rodrigues de Carvalho   Ronaldo Ferreira Borges